Acredito em fadas, gnomos, gênios, sacis, reinos encantados, mundos paralelos e na responsabilidade da palavra.
Por reconhecer o poder que ela exerce sobre nós, tenho como critério a qualidade do conteúdo na escolha dos livros que recomendo. Busco material que possa contribuir para o aprimoramento humano.
Desde 2010 faço um trabalho de garimpo, recolhendo "pedras preciosas" que identifico com meu olhar atento.
Este é um projeto independente, no qual não mantenho vínculo de divulgação com editoras, livrarias ou escritores. Os livros compartilhados são adquiridos por mim e fazem parte do meu acervo particular.
Sejam bem-vindos!

Pesquise este blog

Outros Veículos de Publicação Deste Conteúdo

*Jornal Imprensa ABC: desde julho de 2018
www.imprensaabc.com.br

09 março 2011

A Fantasia do Urubu Beleza

"O homem é bicho esquisito: diz que ama o belo ao mesmo tempo que o destrói." Este é o pensamento central deste livro que conta a divertida e heróica história de um urubu que participa do resgate de um filhote de arara azul que havia sido sequestrado na floresta.
Claro que ele não está só, tem outros companheiros na ação e uma ajuda fundamental de um artista, o Ju capivara, que capricha no disfarce do urubu.
O final tem um desfecho  feliz, como deve ser, pois o texto defende integralmente o combate ao contrabando de animais silvestres, tema bastante atual.
Texto e ilustrações em aquarela são de Gonzalo Cárcamo. Belíssima obra de arte, sem dúvida.





A Princesinha Medrosa

Este livro narra o conto de uma delicada princesinha que tem medo de tudo, mas sendo uma princesinha se utiliza de um jeito próprio para resolver as coisas: ordena que tudo o que lhe cause medo se modifique, que as luzes nunca mais se apaguem, para apaziguar seu medo do escuro, que todos venham dormir para dentro dos muros do palácio, para não sentir medo de dormir sozinha e assim de ordem em ordem, a menina medrosa tenta em vão eliminar seus medos. 
Usa seu poder de mando para evitar o enfrentamento e a transformação interna. O resultado se torna cada vez mais desastroso, desequilibrando tudo e todos a sua volta e a princesa, é claro, continua medrosa!
Mas como o controle exercido sobre o externo, para compensar fragilidades internas, não pode durar para sempre, por interferência do "acaso", a princesinha encontra um menino que a ensina a viver de maneira muito diferente e com fluidez. E assim ela aprende a encarar seus medos e superá-los de forma poética ou seja, a menina encontra o equilíbrio de maneira bela.
Odilon Moraes, ilustrador de livros infantis, tem neste trabalho seu primeiro livro onde escreve e ilustra com delicados traços em aquarela.



07 março 2011

O Menino e seu Amigo

Capa


Nesta vida existe uma regra que ninguém pode mudar: a experiência é fundamental em tudo! Hoje, Ziraldo vovô, pode compreender melhor os sentimentos que seu avô tinha por ele.
Este livro narra a poética história de Ziraldo menino e seu avô, destacando a importância desta relação em sua vida.
Sorte a de Ziraldo por ter vivido com um avô tão amoroso e sorte a sua por poder conhecer esta história!
As ilustrações são de Ziraldo, é claro! Só confirmam seu talento para dar forma aos sentimentos. É lindo!!





05 março 2011

O Pequeno Príncipe

"- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar."
Muitos adultos já leram este livro e talvez o tenham esquecido, mas com este trecho irão se lembrar da importância da sensibilidade e do mergulho nos sentimentos mais puros de nossa alma.
Este livro é uma inspiração para todos aqueles que desejam entrar em contato com sentimentos, vínculos e reflexões sobre o humano.
Será interessante se lido a dois numa poltrona confortável ou até mesmo antes de dormir. Quem sabe assim o principezinho venha a iluminar os nossos sonhos!
Escrito por Antoine de Saint-Exupéry, que também ilustra em aquarela.



Invenção e Memória

Neste livro estão quinze contos de Lygia Fagundes Telles, onde seu modo simples e envolvente de escrever torna a leitura prazerosa, aproximando o leitor e o escritor ao se entrar em contato com as narrativas
Pensei em trazer este livro, pois imaginei que alguma criança gostaria de ler para seus avós ou pais. Acredito que seria muito agradável se todos lessem, compartilhando os contos uns para os outros, como num sarau, promovendo um encontro familiar. Talvez os adultos quisessem lembrar de sua própria infância ou adolescência. Poderia ser muito divertido e motivo para boas conversas! Uma aproximação de gerações!