Acredito em fadas, gnomos, gênios, sacis, reinos encantados, mundos paralelos e na responsabilidade da palavra.
Por reconhecer o poder que ela exerce sobre nós, tenho como critério a qualidade do conteúdo na escolha dos livros que recomendo. Busco material que possa contribuir para o aprimoramento humano.
Desde 2010 faço um trabalho de garimpo, recolhendo "pedras preciosas" que identifico com meu olhar atento.
Este é um projeto independente, no qual não mantenho vínculo de divulgação com editoras, livrarias ou escritores. Os livros compartilhados são adquiridos por mim e fazem parte do meu acervo particular.
Sejam bem-vindos!

Pesquise este blog

Outros Veículos de Publicação Deste Conteúdo

*Jornal Imprensa ABC: desde julho de 2018
www.imprensaabc.com.br

22 janeiro 2012

O Amigo Fiel

Com texto de Oscar Wilde, adaptado e ilustrado em aquarela por Cárcamo, "O Amigo Fiel" é um excelente conto para estimular reflexões sobre a generosidade.
Às vezes ao sermos generosos colocamos o outro em primeiro lugar fragilizando-o e caímos em verdadeiras armadilhas de um tirano egoísta se fazendo de coitado, com argumentos fortes na ponta da língua.
Ao acreditarmos que toda boa relação pressupõe troca, pensamos não haver troca quando o egoísmo impera.
Se analisarmos melhor, generosidade em excesso pode esconder uma necessidade de valorização própria e deixar-se usar pelo egoísta bajulador e preguiçoso exibe um "acordo" de troca, nada saudável, é claro!
Através deste trabalho Cárcamo nos dá uma boa oportunidade para desenvolvermos conversas sobre a generosidade, egoísmo, amizade e acima de tudo a verdade, que está no equilíbrio das coisas e não numa moralidade estanque.

2 comentários:

  1. Ala, adorei seu blog!!!!
    Esse conto, de Oscar Wilde, é muito bonito!
    Virei muitas vezes lhe visitar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É excelente, Jac! Muitos enganos cometemos por não sabermos ao certo o que é verdadeira amizade e generosidade! Beijos, querida...

      Excluir