Acredito em fadas, gnomos, gênios, sacis, reinos encantados, mundos paralelos e na responsabilidade da palavra.
Por reconhecer o poder que ela exerce sobre nós, tenho como critério a qualidade do conteúdo na escolha dos livros que recomendo. Busco material que possa contribuir para o aprimoramento humano.
Desde 2010 faço um trabalho de garimpo, recolhendo "pedras preciosas" que identifico com meu olhar atento.
Este é um projeto independente, no qual não mantenho vínculo de divulgação com editoras, livrarias ou escritores. Os livros compartilhados são adquiridos por mim e fazem parte do meu acervo particular.
Sejam bem-vindos!

18 novembro 2025

Vamos Dar a Volta ao Mundo?

 

Trago mais um livro que gosto muito! Escrito por Marina Klink e ilustrado por Cárcamo, pra nos trazer viagens da família Klink pelo planeta Terra, que apesar desse nome, tem grande parte formada por água.

Aqui estão Marina Klink, a mamãe, Amyr Klink, o papai, e as três menininhas, as gêmeas, Laura e Tamara e a contadora dessa história Marininha ou Marina Bandeira Klink.

Tudo começa com a saudade das meninas pelo papai Amyr, que viajava muito pelas águas dessa Terra! Ele ficava muito tempo fora e as menininhas sentiam sua falta, até que um dia a mamãe Marina teve uma grande ideia! Pediu ao papai que levasse a família numa próxima viagem e assim começa essa história que Marina ou Marininha conta pra nós neste livro.

São páginas e páginas belissimamente ilustradas por Cárcamo, onde podemos ver a narrativa cheia de cores e encantos, pra mostrar as maravilhas do nosso planeta incluindo aquelas que estão embaixo d’água.

“Toda viagem começa na imaginação!” diz Marina e não é que é? No começo imaginamos um monte de coisas, ao certo sabemos o trajeto, mas como será, não, pois só vivendo pra saber e é isto que torna uma viagem inesquecível.

É bem um plano de viagem! Todos os preparativos estão descritos, desde roupa, comida, água pra beber e claro, papel higiênico! O veleiro, que levará toda a família pelas águas é mais do que preparado, tudo tem que ser calculado e planejado, pra segurança não faltar.

E pelas páginas vemos os animais que são encontrados pelo caminho, as florestas, onde estão bichos e plantas de todos os tamanhos. Também à noite, o céu estrelado encanta. Não faltam lugares muito frios, próximos ao polo Norte e polo Sul, Marininha adora escorregar no gelo e brincar na neve e nos conta que vida existe em lugares muito frios!

Este é um livro inspirador, que nos mostra o encanto de vivermos juntos o que gostamos e escolhemos viver, estarmos abertos pra conhecer e se envolver com as diferenças que nos unem e não poderia faltar o destaque pra importância de cuidarmos bem deste planeta, que abriga inúmeras formas de vida.

No final do livro, você verá muitas fotos desta linda família Klink, durante suas viagens por essa Terra.

Cárcamo é chileno, chegou ao Brasil em 1976, onde no começo trabalhou em agências de publicidade, produtoras de desenho animado, publicou caricaturas no Pasquim. Faz ilustrações no Brasil, Espanha e Chile. Ganhou alguns prêmios como ilustrador e caricaturista. Também escreve livros infantis. Um verdadeiro artista! Pode encontra-lo no Instagram, procure por @carcamo.aquarela.

Marina Klink, sempre gostou de estar em contato com a natureza, quando criança costumava velejar com o pai e aos dez anos de idade ganhou seu próprio veleiro e desde então passou a sair sozinha e nunca mais parou, adora conhecer lugares novos. Trabalhou muitos anos organizando festas, até decidir se dedicar à fotografia de natureza, pra mostrar as descobertas que faz nas suas viagens e coloca seus registros no site <marinaklink.com> e no Instagram veja @marinabklink.






19 fevereiro 2025

Meu Pequenino

 

"Eu tenho tantas coisas pra te contar. Tantas, tantas coisas. Eu preciso te dizer tudo."
Uma história tão simples e por isso tão complexa! O que une uma mãe ao seu filho? O que une um filho à sua mãe? E que coisas essa mãe tem pra contar? Quantas são? Como são? São tantas, que será preciso estar atento e de boa vontade, pois são muitas, um universo inteiro reside num coração.
Enquanto o encontro acontece, uma história é tecida. Uma história que começou no coração de uma mãe. Um filho que cresce, uma mãe que quer muita coisa contar, mas talvez uma vida não seja o suficiente para dizer tudo.
E não é assim que uma mãe se sente? Não é essa sua vontade? Dizer tudo, contar tudo, mostrar tudo, ensinar tudo, se apressar, pois o tempo escorre como areia entre os dedos, mas o esforço é válido, pois um encontro verdadeiro sempre permanecerá no coração de quem se olhou nos olhos o tempo todo.
Onde um filho é gerado, senão no coração de uma mãe! E onde uma mãe permanece, quando se vai, senão no coração de um filho!
Ninguém nunca será o mesmo depois de ter vivido um encontro genuíno! Especialmente se for um encontro de uma mãe com seu filho e de um filho com sua mãe.
Você irá se emocionar com essa história, eu sei, não importa sua idade, não importa! Eu sei! Pois este livro de texto simples e profundo, com ilustração simples e profunda de lápis preto sobre papel branco, de contornos fininhos, tão expressiva, que não deixa dúvidas ao acompanhar o texto, com um detalhe que me chamou muito a atenção: os personagens se olham o tempo todo, no clima de olhos nos olhos! Um detalhe, que revela a profundidade de uma relação.
Germano Zullo e Albertine, um casal, uma dupla criativa fantástica! Ele escreve e ela ilustra, num estilo bastante interessante. Se quiser saber quem são siga-os no Instagram.
É isso, Meu Pequenino, mais um livro que indico, com muito gosto.



13 fevereiro 2025

Valente Como Um Rato

 

Imagine um peixinho dourado num aquário, sozinho. Imagine um ratinho que faz amizade com o peixinho. Imagine os dois brincando, o peixinho dentro do aquário e o ratinho do lado de fora. Imaginou?

Agora imagine três gatos a ameaçar o peixinho.

Nada é perfeito, certo? E numa situação como esta algo precisa ser feito, sendo assim, o ratinho tem uma ideia, que logo percebe não ser a melhor, os gatos não são de brincadeira, terá que pensar numa estratégia diferente. E assim com ajuda de outros ratinhos consegue livrar seu amiguinho do perigo, levando-o a uma experiência de coragem.

O Texto e as belíssimas ilustrações com grafite sobre papel com acabamento digital são de Nicolò Carozzi, nascido em Verona, na Itália. Ele é arquiteto, professor e ilustrador. Vencedor do concurso de ilustração EurHope em 2013.


Pesquise este blog

Outros Veículos de Publicação Deste Conteúdo

*Jornal Imprensa ABC: desde julho de 2018
www.imprensaabc.com.br