Acredito em fadas, gnomos, gênios, sacis, reinos encantados, mundos paralelos e na responsabilidade da palavra.
Por reconhecer o poder que ela exerce sobre nós, tenho como critério a qualidade do conteúdo na escolha dos livros que recomendo. Busco material que possa contribuir para o aprimoramento humano.
Desde 2010 faço um trabalho de garimpo, recolhendo "pedras preciosas" que identifico com meu olhar atento.
Este é um projeto independente, no qual não mantenho vínculo de divulgação com editoras, livrarias ou escritores. Os livros compartilhados são adquiridos por mim e fazem parte do meu acervo particular.
Sejam bem-vindos!

22 abril 2019

Jacob & Wilhelm Grimm - Contos de Fadas

Jacob e Wilhelm Grimm ou irmãos Grimm, filólogos, respeitados estudiosos alemães, já haviam publicado, no século XIX, diversos trabalhos, que lhes conferiram reconhecimento como gramáticos e dicionaristas, quando trouxeram uma coletânea de contos populares infantis, que recolheram do contato com várias pessoas do povo, que lhes contavam histórias que conheciam, narradas por gerações, ao pé do fogo ou à beira da cama. Escolheram recontá-las  através de uma linguagem simples e agradável, assim como as ouviam.
Neste livro temos a obra completa, com noventa e nove contos, como Cinderela, Os Músicos de Bremen, Rapunzel, Chapéuzinho Vermelho, João e Maria, entre outros mais!
O importante dos contos de fadas, vale citar, é que são eternizados pela estrutura de sua narrativa ou seja, tratam da saga do herói, que traduz o processo de desenvolvimento humano, onde o herói, que nos representa, sai da sua zona de conforto, enfrenta desafios, os resolve e por isso evolui. E em função da superação retorna mais amadurecido e assim estimula outros a desenvolverem sua jornada de expansão da consciência. Tudo deve ser entendido como simbólico e portanto, não deve ser alterado. Os contos serão interessantes se lidos com expressão ou se contados sem que suas partes sejam modificadas, respeitando seu formato e conteúdo.
A tradução do texto desta edição da Ed. Itatiaia,  foi confiada a David Jardim Júnior.
Esta obra não pode faltar em bibliotecas públicas, muito menos nos lares.


Tema da Postagem: Conto de Fadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise este blog

Outros Veículos de Publicação Deste Conteúdo

*Jornal Imprensa ABC: desde julho de 2018
www.imprensaabc.com.br