Acredito em fadas, gnomos, gênios, sacis, reinos encantados, mundos paralelos e na responsabilidade da palavra.
Por reconhecer o poder que ela exerce sobre nós, tenho como critério a qualidade do conteúdo na escolha dos livros que recomendo. Busco material que possa contribuir para o aprimoramento humano.
Desde 2010 faço um trabalho de garimpo, recolhendo "pedras preciosas" que identifico com meu olhar atento.
Este é um projeto independente, no qual não mantenho vínculo de divulgação com editoras, livrarias ou escritores. Os livros compartilhados são adquiridos por mim e fazem parte do meu acervo particular.
Sejam bem-vindos!

Pesquise este blog

Outros Veículos de Publicação Deste Conteúdo

*Jornal Imprensa ABC: desde julho de 2018
www.imprensaabc.com.br

09 setembro 2021

Quando os Pais se Separam - uma terapia para a criança

Quando acontece o inevitável divórcio, todas as pessoas envolvidas se veem numa situação difícil. O casal e os filhos experimentam sentimentos, muitas vezes antagônicos. A insegurança e a tristeza não faltam para serem administradas. Os adultos, tem a responsabilidade de conduzir da melhor forma possível os fatos, preservar e proteger a integridade dos filhos. As crianças precisam de espaço para manifestarem seus sentimentos e conflitos internos. Receber atenção, para poderem viver todo o processo, com o amparo necessário.
Este livro tem a finalidade de servir de estímulo  para que conversas à respeito dos sentimentos infantis possam acontecer, pois aqui a escuta atenta e o acolhimento são fundamentais para a superação da transição.
No entanto, nem sempre os pais se percebem seguros para estes diálogos, pois também estão num processo difícil. Sendo assim, ter um suporte de orientação, para que haja melhor condução das  vivências, pode ser de grande benefício.
Os temas aqui pontuados falam das mudanças que ocorrem; do sentimento de culpa que alguns filhos podem desenvolver, acreditando que causaram a separação; do amor permanente dos pais pelos filhos; da variedade de sentimentos que afloram; da importância da expressão dos sentimentos; do valor das conversas com pessoas de confiança sobre o que acontece; da tristeza que os pais também sentem; do desejo dos filhos de que os pais se reconciliem; dos benefícios de se conversar com os amiguinhos sobre sua situação; de viver em duas casas diferentes; da dificuldade de estar entre duas pessoas que estão em conflito; da preocupação que as crianças podem apresentar em relação aos sentimentos dos pais separados; do relacionamento de novos parceiros dos pais;  a certeza de que tudo pode melhorar, se houver esforço e dedicação neste sentido.
As ilustrações são belas e afetivas, onde os personagens são simpáticos duendes, levando o leitor para um ambiente aconchegante, o que facilita a interação com o tema.
A autora do texto é Emily Menendez-Aponte, bacharel em Psicologia e mestra em serviço social, com experiência no aconselhamento de famílias e crianças por 10 anos.
O autor das imagens é R. W. Alley, que além de ser ilustrador, também é autor de livros infantis.
Este livro faz parte da coleção TERAPIA INFANTIL, que contém cerca de 43 títulos. Vale a pena conferir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário